RAIZES DE SANTO AMARO
Santo Amaro
(75) 32415126
(75) 99780136

Após a Abolição da escravatura em 1888, Mestre Popó de Santo Amaro da Purificação tornou-se o primeiro ex-escravo a levar para as ruas as festividades as manifestações africanas, tais como o maculelê e o samba de roda, em homenagem à cultura afro brasileira.

Seu filho adotivo deu continuidade a essas atividades e tornou-se conhecido como Mestre Vavá; Sua esposa Nicinha tornou-se a primeira Mulher a representar o maculelê (dança mais comumente praticada por homens). Em 1982, participou de uma turnê pela Alemanha, Itália,Holanda e Dakar/Senegal. Em 1988, apresentou-se novamente na Alemanha.

Mais tarde, Nicinha e outros santamarenses formaram o Grupo Nicinha Raízes de Santo Amaro, continuando a apresentar o inestimável e relevante legado da música e da dança afro brasileira, para as platéias do Brasil e do exterior.

O Grupo se apresentou  no Cowell Theater – San Francisco na Califórnia Estados Unidos; como parte da programação o espetáculo mistura brasileira IV edição no período de 19 à  21 de Janeiro de 2001, com absoluto sucesso. Na oportunidade, o grupo apresentou o samba de roda e o maculelê e samba de caboclo num animado afoxé.

 

Listar todos associados

créditos - login