ESMOLA CONTADA DA LADEIRA DA CADEIA
Cachoeira
(75) 3425-4824
(75) 9234-2799

A Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia é um grupo cultural constituído por moradores do bairro da Ladeira da Cadeia na cidade de Cachoeira. De acordo com S. Carlos dos Santos, conhecido como S. Carlito, um dos fundadores deste grupo, e Esmola deste bairro foi constituída no ano de 1996 com o objetivo de angariar fundos para os festejos de alguns santos católicos. Foi formada após receber uma cruz de madeira que ficava localizada no bairro do Alto do Rosarinho. Os moradores denominaram a oferta recebida como "Santa Cruz” e montaram uma capela para seu abrigo.

Devido a dificuldades financeiras, os devotos se organizaram a passaram a pedir colaboração com rezas e ladainhas cantadas, daí então uma esmola cantada. Esses festejos são realizados também por devotos de Nossa Senhora do Rosário, durante os meses de agosto e setembro. Sua realização inclui três saídas do grupo em bairros da cidade, lavagens, tríduo e no encerramento, samba de roda. Durante as saídas, o grupo percorre as casas dos moradores, para o santo de devoção do dono da casa é cantada um verso religioso em homenagem ao referido santo e em pedido de proteção ao dono da casa. Após receber a colaboração, a Esmola Cantada faz o agradecimento em forma de samba de roda. As apresentações da Esmola eram apenas para a festa da Santa Cruz, atualmente se apresenta em festejos juninos e demais eventos. Em 2010, foi lançado o primeiro CD "Esmola Cantada da Santa Cruz”.

O grupo também realiza apresentações públicas, na qual são abertas com versos religiosos, e dá continuidade com cantigas de Samba de Roda. Participam da Esmola, tocadores e sambadeiras idosos e devotos da religião católica.

 

 

Listar todos associados

créditos - login