Dossiê do Samba de Roda do Recôncavo Baiano
Arquivo: Dossie_Iphan.pdf


A pesquisa publicada neste Dossiê faz parte do conjunto de documentos organizados para fundamentar a candidatura do samba de roda à III Proclamação das Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, título que foi outorgado pela UNESCO em 2005.

Desde então o Iphan tem acompanhado a elaboração e implantação do Plano de Salvaguarda do samba de roda, com o objetivo de apoiar e fomentar ações de valorização dos sambadores e sambadeiras da Bahia e a melhoria das condições que propiciam a continuidade deste valioso bem cultural.

Pareceres técnicos, partituras, letras e histórias dos rituais do samba e belíssimas fotografias compõem essa obra. O arquivo disponível para download traz o documento na íntegra.


Patrimônio Cultural Imaterial. Pra saber mais
Arquivo: PATRIMÔNIO_CULTURAL_IMATERIAL_-_PARA_SABER_MAIS.pdf


PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL. PRA SABER MAIS
IPHAN / MINC. 2007





A presente publicação se propõe a divulgar as diretrizes e instrumentos
que norteiam e tornam possíveis as atividades de identificação, registro e
salvaguarda do patrimônio imaterial. Desse modo, o IPHAN pretende tam-
bém promover uma reflexão crítica sobre essa política, de forma que todos
os leitores percebam a importância da contribuição de cada um de nós,
por meio da criatividade e do diálogo permanente, para o aperfeiçoamen-
to dessas estratégias e instrumentos de salvaguarda e sua adequação aos
contextos específicos de cada bem cultural.




Catálogo Sambadores e Sambadeiras da Bahia



O Catálogo reúne 57 perfis com resumos biográficos e fotografias com mestres do Samba de Roda originários de diversas cidades do estado baiano. Suas histórias de vida desenham a tradição de resistência, amor e transmissão da manifestação para gerações atuais e futuras.

O catálogo é fruto de um trabalho de conscientização da importância de pessoas idosas na construção de políticas culturais do Brasil. Estas pessoas são símbolos de resistências e possuem um compromisso com a sociedade, compromisso este que vem sendo realizado em seus cotidianos, em expressões de cantos, toques e miudinhos do Samba de Roda, ofício do saber fazer peças de cerâmica e viola machete, além de outros materiais peculiares as realidades dos sambadores.

Baixe o Catálogo.
créditos - login