CHEGANÇA DOS MARUJOS FRAGATA BRASILEIRA EM SALVADOR
Publicada em 30-12-2011
 Atendendo o convite do C.C.P.I a Chegança dos Marujos Fragata Brasileira do município de Saubara - Bahia, fará uma apresentação em Salvador no pelourinho no dia 03 de janeiro de 2012, a partir das 19 horas saindo Casa 12, Largo do Pelourinho.

Histórico da Chegança dos Marujos Fragata Brasileira

Segundo relatos dos mais antigos, o grupo "Chegança dos Marujos da Fragata Brasileira” tem por volta de 80 anos, acreditamos que tem mais de 100, mesmo tendo sido um dos mais importantes movimentos culturais da cidade de Saubara, situada no Recôncavo Baiano, ficou durante muito tempo desativado, ninguém sabe precisar quanto tempo. \n \n Apenas em 1977, alguns remanescentes saudosos resolveram se juntar e recriar a "Chegança”, que também é conhecida como Marujada, e no dia 4 de agosto de 1978 fizeram sua primeira apresentação pública, a data escolhida por ser dia em que se comemora o dia de São Domingos de Gusmão, padroeiro da cidade. Desde então, vem sendo sacramentada a presença da "Chegança” nestes festejos.

\n As cantorias da "Chegança” contam a história de uma marinha de guerra genuinamente brasileira que participa da guerra de independência da Bahia, protegendo a Baia de Todos os Santos, contra os invasores, relatando também acontecimentos que se passam dentro das embarcações. Toda a história é contada através de canções que são acompanhadas por uma orquestra de pandeiros tradicionais. É uma belíssima manifestação, que encontramos apenas na cidade de Saubara, e abrange cerca de oito ritmos diferentes com mais de cinqüenta canções. É importante lembrar além de tratar da guerra, tem uma forte presença religiosa, sendo que parte das apresentações da "Chegança” se dá dentro da Igreja Católica onde são agradecidos todos as vitórias alcançadas.

Fonte: Casa do Samba - Sambadeira Frazinha Saubara - Bahia
créditos - login