Lançamento dos cd
Publicada em 09-11-2013

O projeto "Sambadores e Sambadeiras” da Bahia propõe o registro e a difusão musical de 5 grupos de Samba de Roda da Bahia: Samba Raparigas – Saubara, Filhos de Araçatiba – São Sebastião do Passé, Samba de Lata – Tijuaçu, Filhos da Terra – Terra Nova e Pisadinha do Pé Firme – Irará e corresponde às iniciativas da sua idealizadora A Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia de propor ações socioculturais de permanência, valorização e transmissão do Samba de Roda (Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2005), fortalecendo a sua diversidade de expressões e a profissionalização dos seus agentes (os sambadores e as sambadeiras, que incluem integrantes de comunidades quilombolas, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores, marisqueiras etc). O projeto está também, de acordo com o Programa CulturaViva e a Ação Cultura Digital, propostos pelo MINC, onde integrantes de comunidades carentes em recursos técnicos são estimulados a participar ativamente da gestão de sua trajetória artístico-cultural, através da apropriação dos meios de produção e difusão do conhecimento tradicional via suportes físicos e digitais. O registro e o lançamento em CD da música dos sambadores e sambadeiras da Bahia representa, portanto um passo fundamental para o processo de inclusão digital e social nestas comunidades.

 

O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, por meio de edital público. Maior empresa brasileira e maior patrocinadora das artes e da cultura em nosso País, a Petrobras dedica especial atenção ao resgate, à preservação e à difusão da obra de nossos grandes artistas. Não se trata apenas de honrar e colaborar com a salvaguarda do samba de roda, ao patrocinar este projeto, a Petrobras reitera seu compromisso com a sociedade brasileira, que é o de contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

 

Fazemos isso há mais de meio século, desenvolvendo tecnologia de ponta, aprimorando cada vez mais nossos produtos, expandindo nossas atividades para além das fronteiras brasileiras, alcançando a autossuficiência em petróleo. E também patrocinando as artes e a cultura. Afinal, um país que não conhece e divulga as obras de seus artistas jamais será um país desenvolvido.

 Local Casa do Samba- Santo Amaro

Dia 14 de novembro de 2013

A partir das 18 horas.

Fonte: ASSEBA
créditos - login