Lançamento do documentário Dona Dalva – Uma Doutora do Samba acontece sábado (29) em Cachoeira
Publicada em 28-11-2014

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia realizou, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), o documentário "Dona Dalva – Uma Doutora do Samba”, sobre a história de vida de Dona Dalva Damiana de Freitas,fundadora do Samba Suerdieck, integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O público baiano poderá conferir o trabalho, dirigido por Lindiwe Aguiar, em seu lançamento no próximo sábado (29), às 15h, na Casa do Samba Suerdieck, localizada no município de Cachoeira – BA, cidade natal da homenageada.

Nascida no dia 27 de setembro de 1927, Dalva Damiana de Freitas é filha do sapateiro e músico Antônio José de Freitas, e Maria São Pedro de Freitas, charuteira. Dona Dalva, como é conhecida, há 56 anos fundou e mantém em atividade um dos grupos de Samba de Roda mais tradicionais do Recôncavo baiano, o Samba de Roda Suerdick. Aos 87 anos, Dona Dalva é considerada uma lenda viva e uma referência da identidade cultural popular.

O lançamento do documentário, além de festejar os 87 anos de nascimento de Dona Dalva e o aniversário do Samba Suerdieck, integra o conjunto de atividades promovidas para o III Encontro das Culturas Negras, que movimenta diversos espaços culturais em Salvador e no interior do estado em homenagem ao mês da Consciência Negra.




Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2014/11/26/lancamento-do-documentario-dona-dalva-%E2%80%93-uma-doutora-do-samba-acontece-sabado-29-em-cachoeira/
créditos - login