Assembleia Itinerante do Samba de Roda chega a Vera Cruz
Publicada em 10-12-2014

Dia 13.12.2014, às 9h sambadores da região Metropolitana de Salvador se reúnem em Vera Cruz para discussões e propostas para a revalidação do Samba de Roda do Recôncavo.

As assembleias iniciaram dia 19/10/15 e foram realizadas nas cidades de Maragojipe, São Francisco do Conde, Cruz das Almas e Conceição do Jacuípe. Após a ação em Vera Cruz, a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia promoverá em janeiro/2015 uma Assembleia Geral para apresentação das propostas aos associados.

Participam do evento mestres, sambadores, articuladores e lideranças do movimento. Durante as 04 assembleias foram apresentadas várias propostas com base nas seguintes linhas de ação do Plano de Salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo: 1 - Pesquisa e Documentação, 2 - Reprodução e Transmissão, 3 - Promoção e 4 - Apoio. Dentre as diversas proposições incluem: realização de uma pesquisa história e socioeconômica dos sambadores para que a mesma venha subsidiar propostas em políticas públicas nas áreas de saúde, educação, cultura, dentre outras; a titularidade do Centro de Referência do Samba de Roda (Casa do Samba sediada em Santo Amaro), a necessidade de aquisição de mais instrumentos e indumentárias para grupos de Samba de Roda que associaram a Asseba e a sustentabilidade dos grupos a partir a Economia Criativa.

As Assembleias Itinerantes estão sendo realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia – ASSEBA e Pensa Eventos.


Imagens das Assembleias Itinerantes em Cruz das Almas e Conceição do Jacuípe.

Fotos: Any Manuela Freitas e Petry Lordelo


Assembleia Itinerante em Cruz das Almas






Assembleia Itinerante em Conceição do Jacuípe





Fonte: Comunicação - Asseba
créditos - login