Samba de Enxada se apresenta na Quarta dos Tambores em Cachoeira
Publicada em 03-03-2015
Samba de Enxada, grupo de Samba de Roda da cidade de Cruz das Almas, se apresenta na próxima edição da Quarta dos Tambores, dia 04/03 em Cachoeira.
O grupo se apresenta de modo peculiar ao som de enxadas percutidas por facas que acompanham o canto das chulas e corridos do Samba de Enxada, único grupo de Samba de Roda que compõe a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA) que utiliza tais utensílios de trabalho do campo como instrumentos de percussão. Grupo da comunidade rural do Corta Jaca, reúne trabalhadores(as) do campo e do samba de outras comunidades, como Bom Gosto, Copióba, Jacarandá e Tuá.

A Quarta dos Tambores acontece toda primeira quarta-feira de cada mês nas ruas do centro histórico de Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano localizada a 110km de Salvador. São encontros culturais que levam para a praça pública representantes das nações do Candomblé (Toque das Nações) e grupos culturais de resistência (Toque dos Artistas) das cidades de Cachoeira, São Félix, Muritiba, Maragojipe e Santo Amaro.

O projeto tem por objetivo criar um espaço de promoção e valorização das manifestações culturais de matriz africana, além de promover o diálogo entre os grupos culturais e artistas de resistência – música, dança e outras manifestações artísticas – com as instituições de terreiros de candomblé. Os encontros acontecem toda primeira quarta-feira do mês, na Praça Teixeira de Freitas (Praça da Liberdade), centro histórico de Cachoeira e vem ganhando legitimidade na região. Hoje faz parte do calendário de eventos culturais de Cachoeira.


Mais informações:
https://quartadostambores.wordpress.com/2015/03/02/quarta-dos-tambores-lanca-movimento-trajetorias-do-reconcavo-em-marco/
créditos - login