IV Oficina de Viola Machete da Casa Mestre Ananias recebe os mestres sambadores Celino de Terra Nova e Manteiguinha da Ilha de Itaparica
Publicada em 05-03-2015


 



Os mestres baianos, Celino de Terra Nova e Manteiguinha da Ilha de Itaparica participam da IV Oficina de Viola Machete na Casa de Mestre Ananias.

A Casa Mestre Ananias realiza mais uma ação incluindo o Samba de Roda. Nos próximos dias 06, 07 e 08, será realizado o projeto "Força da Oralidade". Com o tema abordando a Viola Machete, a ação  é apoiada pelo Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do SESC. Esta edição, traz uma programação contemplando o ciclo "Do Samba do Recôncavo ao Fandango Caiçara" no SESC* dia 06 e dia 07 às 14h acontece um diálogo técnico de Mestres violeiros do Recôncavo e do Litoral Norte de São Paulo - Ubatuba que possuem uma semelhança singular - a VIOLA MACHETE. Dia 08 a partir de 14h na Casa Mestre Ananias, será realizada uma Oficina do Samba de Viola com enfoque na manifestação com os Mestres Violeiros e Cantadores de Chula e com o Fandango Caiçara.

Participam na IV Oficina de Viola Machete:

Mestre Celino

Vaqueiro de profissão. Mestre de samba de roda e violeiro do Grupo de Samba de RodaFilhos da Terra, do município de Terra Nova, localizado na região do Recôncavo Baiano.

 

Manteiguinha

Pescador, sambador por herança familiar, da região de Santo Amaro da Purificação. É um dos últimos sambadores e guardião da chula na região, onde o samba sofreu transformações significativas.

 

Cássio Nobre

Músico, compositor, produtor musical, etnomusicólogo e educador. Dedica-se desde 2001 à pesquisa e registro audiovisual de manifestações populares e suas transformações musicais nas culturas populares. Atualmente é coordenador de Música daFundação Cultural do Estado da Bahia(FUNCEB / SECULT-BA).

 

Jorge Barbosa 

Nascido em 1932, é um dos mais antigos representantes vivos e atuantes da folia do Divino Espírito Santo, Folia de Reis, Dança de São Gonçalo e Fandango Caiçara, além de outras manifestações populares como a Dança do Boi. Integra oGrupo Fandango Caiçara de Ubatuba.

 

Mario Gato

Luthier de instrumentos da cultura caiçara. Há mais de 15 anos realiza um trabalho de pesquisa de fortalecimento e manutenção da cultura caiçara. É o articulador doGrupo Fandango Caiçara de Ubatuba, toca, canta e dança nas Folias do Divino, Folias de Reis, Dança das Fitas, Fandango Caiçara e Dança do Boi.


Mais informações: http://www.mestreananias.blogspot.com.br/


*SESC - Rua Dr. Plínio Barreto, 248 - Prédio Fecomércio


Casa Mestre Ananias - Rua Conselheiro Ramalho, 939 - Bela Vista. São Paulo / SP


 


créditos - login