ASSEBA - 10 ANOS
Publicada em 30-04-2015

Dias 16 e 17 de maio, a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia comemora 10 anos de atuação em prol da salvaguarda do Samba de Roda.

O evento marca a história da Associação que foi criada após a inscrição do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia no Livro das Formas de Expressão do Patrimônio Nacional e registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Em sua primeira década de atividade, a entidade enfrentou os desafios em atender a demandas de sambadores provenientes de diversas cidades e distritos das regiões do Recôncavo, Portal do Sertão e Metropolitana de Salvador. Nesta trajetória os parceiros foram importantes no apoio aos projetos para atender ao Plano de Salvaguarda do Samba de Roda, onde está o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

A partir desta experiência pioneira para os sambadores, necessidades e novas conquistas surgiram, como os projetos Circuito do Samba, Oficina de Viola Machete, Rede do Samba, Encontro de Mestres Sambadores, CD musical Sambadores e Sambadeiras da Bahia e outros que foram produzidos pela ASSEBA.

A entidade recebeu prêmios a exemplo, Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa e Prêmio Ponto de Memória pelo Ministério da Cultura. Em 2013 foi condecorada com a Ordem de Mérito Culturalpelo Ministério da Cultura.

Neste momento a organização celebra ainda os 10 anos de titulação do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.

A ASSEBA convida a todos para participar da programação que apresenta debates,workshop, mesa temática e muitos palmeados do Samba de Roda.

Download da programação.



Contato: asseba@gmail.com

 


Fonte: Comunicação - Asseba
créditos - login