Asseba inicia comemoração dos 10 anos de constituição
Publicada em 16-05-2015

Hoje, 16/05, iniciaram as comemorações dos 10 anos da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia. Na mesa "10 anos de constituição da Asseba”, estiveram presentes Ailton Artins - ex-coordenador geral da Asseba, Nalva Santos - IPHAN/BA. Francisca Marques - Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual, Arani Santana – Diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias do Estado da Bahia, Maria Fulgência – Integrante dos Conselhos Estadual e Nacional de Pontos de Cultura e Rosildo Rosário – Coordenador da Rede do Samba e ex-coordenador da Asseba.

Durante o evento foram discutidos temas presentes na realidade dos agentes de cultura popular envolvendo desafios, dificuldades, transparência e conquistas através da autonomia de sambadores. Com depoimentos e reflexões acerca do desafio do em assumir a gestão, os participantes da mesa e apoiadores do movimento do Samba de Roda retrataram momentos históricos da sociedade afrodescendente, bem como de suas conquistas em meio a problemáticas.

A atual Coordenação Executiva da Associação apresenta suas expectativas em torno do Solar do Conde Subaé e da ampliação das atividades com os sambadores no estado baiano.

As comemorações finalizam neste domingo, 17, com seminário, exibição de documentário e apresentação do Samba de Roda, às 9h no Teatro Dona Canô.

Programação



Foto: Any Manuela Freitas


Foto: Any Manuela Freitas


Foto: Any Manuela Freitas
Fonte: Comunicação - Asseba
créditos - login