Inscrições abertas para as Oficinas de Viola Machete
Publicada em 18-06-2015
O Projeto Essa viola dá Samba! Tem como objetivo principal reinserir a viola machete nos grupos de Samba de Roda do Recôncavo da Bahia, bem como capacitar 10 pessoas a construir esse tipo de viola, resgatando a feitura artesanal deste instrumento (dentro da proposta de salvaguarda do Saber Fazer violas) e mais 16 alunos a tocar o repertório ancestral da viola seriamente ameaçada de extinção.
O Projeto inicia seu segundo ano de atividades tendo confeccionado pelo Luthier Pernambucano Rodrigo Veras e nossos alunos 10 violas, que serão doadas a Associação Cultural Zé de Lelinha a qual iniciará de imediato o curso de execução do instrumento com suas técnicas tradicionais típicas da região de São Francisco do Conde, celeiro de célebres violeiros a exemplo de Zé de Lelinha, Cafuné, Zezinho de Campinas.
A Lutheria continuará com suas atividades produzindo mais 10 violas, cinco serão comercializadas para geração de renda dos alunos e cinco serão doadas a Mestres violeiros no Recôncavo que não possuem mais o instrumento.
Essa viola dá Samba! é um projeto de iniciativa da Associação Zé de Lelinha, em parceria com a ASSEBA, UNILAB e que conta com o patrocínio da PETROBRAS, GOVERNO FEDERAL DO BRASIL
Encontram-se abertas as inscrições!

Contato: miltonprimo@msn.com


Fonte: Comunicação - Asseba
créditos - login