Comunidade do Acupe recebe Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano
Publicada em 29-07-2015



A caravana do Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano chega à Comunidade do Acupe (Distrito de Santo Amaro, Bahia) no próximo domingo (2 de agosto). Nessa etapa, será realizada uma mostra de ritmos do samba de roda com os grupos Samba das Caretas e Burrinha de Acupe (Acupe) e Samba 17 (Santo Amaro) e Samba do Rosário (Saubara).

A edição 2015 do Circuito teve abertura no dia 18 de abril, em Saubara, passou pelo Quilombo Kaonge e agora chega ao Acupe. Prevê o encerramento dessa etapa em Cruz das Almas. Esse ano, mais de 20 grupos que participam do Circuito.

O Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano é realizado com patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”, por meio do Edital 08/2013 - Territórios Culturais e parceria da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Rede do Samba de Roda e Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira. Em 2015, o projeto faz parte do conjunto de atividades que festejam os 10 anos de conquista do título conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) de "Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”.

Histórico - A primeira edição do Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano aconteceu em 2008. Mais de 30 grupos percorreram nove cidades baianas: Irará, Saubara, Santo Amaro, Terra Nova, Vera Cruz, Maracangalha, São Sebastião do Passe, Conceição da Almeida e Antônio Cardoso. Foram realizadas Assembleias e apresentações dos grupos locais, em um processo crescente de mobilização.

Acupe é uma vila formada, principalmente por descendentes de indígenas e africanos. Fica a 18Km de Santo Amaro, no litoral da Baía de Todos os Santos. É conhecida por sua grande movimentação cultural, promovida por grupos tradicionais em permanente atividade o Nego Fugido, as Burrinhas, o Bombacho, os Mandus, as Caretas, a Capoeira, o Maculelê, o Lundu, os Sambas e outros.

 

Contato para entrevistas e outras informações: (75) 8178 1891 /(75) 9147 8507

Resumo da programação - GRATUITA – em Acupe, dia 2 de agosto de 2015 (domingo)


Data/hora

Atividade

Local

17h

Apresentações públicas: Samba das Caretas e Burrinha de Acupe (Acupe) e Samba 17 (Santo Amaro) e Samba do Rosário (Saubara).

Acupe (18 km de Santo Amaro) - Praça Jaime Leoni, Centro.

créditos - login