Lançamento do livro Cantigas de um Baile Pastoril - A Queimada da Palhinha
Publicada em 07-09-2015
Dia 10 de setembro, às 19h será lançado o livro Cantigas de um Baile Pastoril - A Queimada da Palhinha.O evento acontecerá no Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador.

A publicação, que resulta de projeto cultural contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, é uma ação de salvaguarda desta festa tradicional popular Queimada da Palhinha que acontece na área rural de Simões Filho, Bahia. Este trabalho registrou letras e partituras de 53 cantigas e sambas centenários. Textos sobre o tema e fotos de Bira Freitas e Uendel Galter, também compõem o livro. Estes fotógrafos também farão a exposição A Festa Queimada da Palhinha de 10 a 20 de setembro no foyer da Biblioteca Pública dos Barris.

No dia 10 as pastoras e tocadores se apresentam cantando e sambando em honra a Deus Menino, e ocorre ainda bate papo com a Professora Lydia Hortélio,Etnomusicóloga e autora do Prefácio desta publicação; com a Professora Cristina Nascimento, Regente e Coordenadora Musical do Projeto; e a Profa. Wayra Silveira, Historiadora e Coordenadora Geral do ProjetoCantigas de um Baile Pastoril - A Queimada da Palhinha.


créditos - login