Intercâmbios do Samba Mirim
Publicada em 31-10-2014



O mês das crianças terá sabor especial para os mestres e mestras do samba de roda do recôncavo baiano e também para uma nova geração de meninos e meninas que gostam de samba. Durante o 1º Intercâmbio dos grupos de samba mirim, que acontece na Escola Heraldo Tinoco, Santiago do Iguape (Cachoeira/Ba), as crianças terão a oportunidade de vivenciar um intenso momento de formação com os mestres Domingos Preto (Iguape), Nelito (Salvador), Roque Lima (Maragojipe) e Jelita (Saubara) e também de conhecer sambadores e sambadeiras de seu tamanho que vivem em outras cidades da Bahia.

O encontro começa no dia 3 de outubro, próximo sábado, às 14h. Depois de escutar, tocar e sambar com os Mestres, os pequenos sambadores seguem com a programação na Casa do Samba de Santiago do Iguape, com a apresentação dos grupos. É o momento de os aprendizes mostrarem o que já aprenderam. Participam o Samba de Roda Juventude do Iguape (Santiago do Iguape/Cachoeira), Grupo de Samba Mirim Renovação do Recôncavo (Maragojipe), Samba Mirim Vovó Sinhá (Saubara) e o Brava Orquestra (Salvador).

 

O Intercâmbio é uma das atividades previstas no projeto Sambas de Roda Mirins, aprovado por meio do CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 03/2014 – APOIO E FOMENTO À SALVAGUARDA DE BENS REGISTRADOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL e conta com o patrocínio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

A formação dos grupos mirins, principal objetivo do projeto, foi desenvolvida pelos Mestres Sambadores, em um clássico exercício de transmissão do saber, já que os grupos são compostos, em sua maioria, por filhos e netos de sambadores. Foram criados nove grupos mirins. Um resultado da ação coletiva da Rede do Samba de Roda da Bahia. O foco nas crianças reflete a proposta atual da Rede do Samba que é salvaguardar, preservar, recriar e difundir o Samba de Roda.

 

Para contemplar os demais grupos, serão realizados mais 3 encontros nas cidades de Terra Nova, Salvador e Saubara. Os intercâmbios são marcados por aulões ministrados pelos mestres sambadores e por apresentações públicas dos grupos mirins de samba de roda. O último encontro acontecerá na cidade de Saubara e reunirá todos os grupos. Será um momento de avaliação e confraternização dos Mestres Sambadores com os futuros Mestres do samba de roda.

 

Participam dos próximos intercâmbios os grupos: Samba Mirim Raízes de Acupe (Acupe- Casa do Samba de Santo Amaro), Samba Mirim Filhos da Terra (Casa do Samba de Terra Nova), Samba Mirim Um Toque a Mais (Casa do Samba de Simões Filho), Samba Mirim Raízes de Poços (Casa do Samba de Antonio Cardoso), Samba Mirim Filhos de Zé (Casa do Samba de São Francisco do Conde).

 

PROGRAMAÇÃO INTERCÂMBIOS DOS SAMBAS DE RODA MIRINS

1º INTERCÂMBIO - 03 DE OUTUBRO DE 2015

HORA

ATIVIDADE

LOCAL

A partir de 14h

Vivência com os Mestres Domingos Preto (Iguape), Nelito (Salvador), Roque Lima (Maragojipe) e Jelita (Saubara)

Escola Heraldo Tinoco, Santiago do Iguape - Cachoeira/Ba

Apresentações dos grupos mirins: Samba de Roda Juventude do Iguape (Santiago do Iguape/Cachoeira), Grupo de Samba Mirim Renovação do Recôncavo (Maragojipe), Samba Mirim Vovó Sinhá (Saubara), Brava Orquestra - Salvador

Casa do Samba de Santiago do Iguape- Cachoeira/Ba

PROGRAMAÇÃO GRATUITA E ABERTA À COMUNIDADE

créditos - login