Terra Nova promove Intercâmbios do Samba Mirim
Publicada em 14-10-2015


As comemorações em homenagem às crianças não terminaram para os grupos de samba do Recôncavo. Mestres e aprendizes estarão reunidos mais uma vez para o 2º INTERCÂMBIO DOS GRUPOS DE SAMBA MIRIM, que, dessa vez, acontece no dia 17 DE OUTUBRO, A PARTIR DAS 14H, na Casa do Samba Mestre Celino, ponto da Rede do Samba que fica em TERRA NOVA (R. Flávio Godofredo Pacheco Pereira, 27, Centro).

 

O primeiro momento do intercâmbio é uma vivência com os mestres Celino (Terra Nova), Domingos Preto (Iguape), Jane e Milton Primo (São Francisco do Conde) e Raimunda (Antonio Cardoso). Eles fazem um aulão para que as crianças percebam as diferentes formas de tocar os instrumentos, conheçam suas histórias com o samba e aprendam e criem novas letras de músicas.

Depois de escutar, tocar e sambar com os Mestres, é a vez dos pequenos sambadores mostrarem o que estão aprendendo nas oficinas em suas cidades. Os grupos Samba Mirim Frutos do Mestre (Terra Nova/Ba), Samba de Roda Juventude do Iguape (Santiago do Iguape/Cachoeira), Samba Chula Mirim Flores da Pitanga (São Francisco do Conde) e Samba Mirim Fruto da Raiz (Antônio Cardoso) fazem uma mostra em roda de samba que renova as tradições.

 

O Intercâmbio é uma das atividades previstas no projeto Sambas de Roda Mirins, aprovado por meio do CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 03/2014 – APOIO E FOMENTO À SALVAGUARDA DE BENS REGISTRADOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL e conta com o patrocínio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

A formação dos grupos mirins, principal objetivo do projeto, foi desenvolvida pelos Mestres Sambadores, em um clássico exercício de transmissão do saber, já que os grupos são compostos, em sua maioria, por filhos e netos de sambadores. Foram criados nove grupos mirins. Um resultado da ação coletiva da Rede do Samba de Roda da Bahia. O foco nas crianças reflete a proposta atual da Rede do Samba que é salvaguardar, preservar, recriar e difundir o Samba de Roda.

 

As próximas etapas do projeto acontecerão em Salvador e Saubara. O último encontro reunirá todos os grupos e será um momento de avaliação e confraternização dos Mestres Sambadores com os futuros Mestres do samba de roda.

 

INTERCÂMBIOS DOS SAMBAS DE RODA MIRINS

2º INTERCÂMBIO - 17 DE OUTUBRO DE 2015 – TERRA NOVA, BAHIA

HORA

ATIVIDADE

LOCAL

VIVÊNCIA COM OS MESTRES Celino (Terra Nova), Domingos Preto (Iguape), Jane e Milton Primo (São Francisco do Conde) eRaimunda (Antonio Cardoso)

 

Casa do Samba Mestre Celino - End:Rua Flávio Godofredo PachecoPereira, Nº 27, Centro, Terra Nova/Ba

 

APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS MIRINS: Samba Mirim Frutos do Mestre (Terra Nova/Ba), Samba de Roda Juventude do Iguape (Santiago do Iguape/Cachoeira), Samba Chula Mirim Flores da Pitanga (São Francisco do Conde)

Samba Mirim Fruto da Raiz (Antônio Cardoso)

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA E ABERTA À COMUNIDADE

 

 


Fonte: Comunicação - ASSEBA
créditos - login