Salvador sedia intercâmbios do Samba Mirim
Publicada em 22-10-2015
O projeto Sambas de Roda Mirins continua celebrando as crianças. Mestres e aprendizes de Terra Nova, Irará, Acupe e Simões Filho estarão reunidos em Salvador para o 3º INTERCÂMBIO DOS GRUPOS DE SAMBA MIRIM. O encontro que reúne aproximadamente 100 crianças dos grupos de samba mirins acontece no dia 24 DE OUTUBRO, A PARTIR DAS 14H, na Escola Municipal e Comunitária de Canabrava (R.Bem-Te-Vi, s/n, 2ª etapa de Canabrava,Canabrava – ponto de referência: Farmácia Heli).

Com o mesmo roteiro dos intercâmbios anteriores, o primeiro momento é uma vivência com os mestres. Depois de escutar, tocar e sambar com os mais velhos, os pequenos sambadores mostram o que estão aprendendo nas oficinas que foram realizadas em suas cidades. Os grupos Brava Orquestra (Salvador), Samba Mirim Frutos do Mestre (Terra Nova), Samba Mirim Raízes de Acupe (Santo Amaro), Samba Mirim Violinha do Quilombo (Simões Filho) e Samba Mirim de Irará (Irará) apresentam o resultado do trabalho dos últimos meses.

O Intercâmbio é uma das atividades previstas no projeto Sambas de Roda Mirins, aprovado por meio do CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 03/2014 – APOIO E FOMENTO À SALVAGUARDA DE BENS REGISTRADOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL e conta com o patrocínio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A formação dos grupos mirins, principal objetivo do projeto, foi desenvolvida pelos Mestres Sambadores, em um clássico exercício de transmissão do saber, já que os grupos são compostos, em sua maioria, por filhos e netos de sambadores. Foram criados nove grupos mirins. Um resultado da ação coletiva da Rede do Samba de Roda da Bahia. O foco nas crianças reflete a proposta atual da Rede do Samba que é salvaguardar, preservar, recriar e difundir o Samba de Roda.

O último encontro acontecerá em Saubara. Lá, os grupos e mestres que participaram das etapas anteriores fazem avaliação. Mas a festa de confraternização entre as diversas gerações do samba do Recôncavo não pode faltar.



Programação para download.

créditos - login