Carimbó do Pará é um dos bens culturais que integram o Encontro dos Mestres
Publicada em 24-10-2015
O Carimbó o Pará estará participando do 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda - Propondo novos encaminhamentos para a Salvaguarda. 




O Carimbó do Pará, é um dos bens culturais e imateriais do Brasil, no qual obteve sua consagração como Patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em setembro de 2014.  A manifestação foi criada no século XVII por negros africanos do nordeste do Pará e com influências indígena e ibérica, o carimbó é uma das mais tradicionais expressões culturais do estado do Pará e da região amazônica brasileira.

Neste momento, o intercâmbio ocorre com a finalidade de obter experiência sobre a constituição de um Plano Integrado de Salvaguarda e sobre o processo de revalidação de um Bem Cultural Imaterial que ocorre a cada 10 anos após o registro.

As ações de revalidação do registro do Samba de Roda do Recôncavo iniciaram em 2014 com as Assembleias Itinerantes realizadas nas cidades de Maragojipe, Cruz das Almas, Conceição do Jacuípe, São Francisco do Conde e Vera Cruz. Neste momento, serão apresentadas as propostas demandas de cada assembléia para elaboração de um documento final que integrará um dos recursos do processo de revalidação.

O 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda integra a programação de comemoração dos 10 anos de salvaguarda do Samba de Roda pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura - UNESCO, onde foi declarado Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 25 de novembro de 2005, juntamente com outros 43 bens culturais do mundo.



Fonte: Comunicação - ASSEBA
créditos - login