Mostra de Violeiros da Viola Machete
Publicada em 29-10-2015

O Projeto Samba de Viola "Machete” do Recôncavo Baiano, que prevê a continuidade do processo de revitalização da feitura artesanal da viola machete e seu toque, acompanhado de um mapeamento etnomusicológico, com produção de registros audiovisuais em torno dos detentores ainda vivos do saber tradicional da prática da viola machete – os mestres violeiros-sambadores, vem chegando a fase de finalização com o lançamento da 1ª parte, que consiste no resultado das oficinas de Toque Viola Machete realizadas no período de abril a setembro de 2015 na Casa do Samba, em Santo Amaro.

Para marcamos esse momento realizaremos a Mostra dos Violeiros da Machete. Na oportunidade reuniremos Mestre Celino (professor responsável pelo ensino do toque da viola) e seus alunos para apresentarem o resultado das oficinas realizadas. A exibição acontecerá durante o 8º Encontro dos Mestre do Samba de Roda, iniciativa idealizada pela Associação dos Sambadores e com Patrocínio do IPHAN.

Este momento memorável de salvaguarda da viola Machete do samba de roda faz parte do conjunto de atividades que festejam os 10 anos de conquista do título de "Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”.

O Projeto Samba de Viola "Machete” do Recôncavo Baiano é realizado com patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”, por meio do Edital 22/2013 –Setorial de Música e parceria da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Rede do Samba de Roda e Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

 

Resumo da programação - GRATUITA – em Santo Amaro, dia 31 de outubro de 2015 (sábado)

Data/hora

Atividade

Local

10h

Mostra dos Violeiros da Viola da Machete

Centro de Referência do Samba de Roda, Rua do Imperador, nº 1, centro – Santo Amaro/Ba






créditos - login