Após uma série itinerante de atividades, o projeto Intercâmbio com os Sambas Mirins finaliza na cidade de Saubara
Publicada em 12-11-2015
Saubara receberá mais de 200 crianças e jovens que participam do 4º INTERCÂMBIO DOS SAMBAS DE RODA MIRINS,no dia 14 DE NOVEMBRO. A programação tem início às 10h, quando grupos mirins de 11 municípios do Recôncavo vão elaborar uma carta de intenções pela salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. A carta é um símbolo de reconhecimento e uma homenagem aos seus mestres, quando são comemorados os 10 anos do título de Patrimônio Imaterial Mundial, concedido pela UNESCO ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

A programação também prevê a premiação dos grupos com instrumentos musicais. Segundo a coordenação do Projeto, essa é mais uma forma de incentivo para que as crianças não percam o interesse em manter o grupo reunido. A partir desta iniciativa, espera-se que os grupos entendam que são peças fundamentais na política de salvaguarda do samba de roda. "Com esse projeto, conseguimos, além de manter viva a memória dos mestres, garantir a salvaguarda do samba de roda por meio das crianças e jovens que podem perpetuar tudo isso”, reforça Rosildo Rosário, coordenador.

Como é tradição, onde tem sambadores e sambadeiras tem samba. Por isso os grupos mirins encerram as atividades do Projeto Sambas de Roda Mirins com a apresentação dos sambas que aprenderam a tocar nas oficinas realizadas nos últimos meses.

O 4º Intercâmbio é uma atividade prevista no projeto Sambas de Roda Mirins, aprovado por meio do CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 03/2014 – APOIO E FOMENTO À SALVAGUARDA DE BENS REGISTRADOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL e conta com o patrocínio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A formação dos grupos mirins, principal objetivo do projeto, foi desenvolvida pelos Mestres Sambadores, em um clássico exercício de transmissão do saber, já que os grupos são compostos, em sua maioria, por filhos e netos de sambadores. Foram criados 11 grupos mirins. Um resultado da ação coletiva da Rede do Samba de Roda da Bahia. O foco nas crianças reflete a proposta atual da Rede do Samba que é salvaguardar, preservar, recriar e difundir o Samba de Roda.



Programação para download.

INTERCÂMBIOS DOS SAMBAS DE RODA MIRINS
4º INTERCÂMBIO – 14 DE NOVEMBRO DE 2015 – SAUBARA, BAHIA
Hora Atividade Local
10h VIVÊNCIA COM MESTRES de Samba de Roda Escola Manoel Castro – Saubara/Ba
14h PREMIAÇÃO dos grupos mirins com instrumentos musicais Pça 13 de junho
15h APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS MIRINS: Samba Mirim Vovó Sinhá (Saubara), Barquinha Mirim (Bom Jesus), Samba Mirim Raizes de Acupe (Acupe/Santo Amaro), Samba Mirim Frutos do Mestre (Terra Nova), Samba de Roda Juventude do Iguape (Santiago do Iguape/Cachoeira), Samba Chula Mirim Flores da Pitanga (São Francisco do Conde), Samba Mirim Fruto da Raiz (Antonio Cardoso), Samba Violinha do Quilombo (Simões Filho), Brava Orquestra (Salvador), Samba Mirim de Irará (Irará), Samba Mirim Renovação do Recôncavo (Maragojipe) Pça 13 de junho
PROGRAMAÇÃO GRATUITA E ABERTA À COMUNIDADE
créditos - login