Circuito Motiva Vitrine BA pauta o mercado cultural baiano com palestras, encontros e feira de artes e negócios
Publicada em 09-03-2016




Com a proposta de fomentar o desenvolvimento da cena musical na Bahia e no Brasil, o Circuito Motiva é uma iniciativa voltada à economia criativa que dá suporte em promoção, divulgação e comunicação a artistas independentes e eventos parceiros. Comemorando o quinto ano de atuação, o Circuito Motiva em 2016 propõe uma versão especial: o Circuito Motiva Vitrine BA, uma série de ações promocionais e comerciais integradas, para trazer visibilidade aos artistas e seus produtos, espaços culturais e demais parceiros.

O projeto acontecerá em duas partes: a primeira, de março a maio, quando acontecerão palestras, encontros e mesas redondas, e a segunda, em junho, em uma feira de artes, negócios, cultura e pensamento. A novidade é que desta vez o Circuito estará ampliando sua área de atuação para além da música, abrindo espaço para o diálogo junto às diferentes linguagens artísticas. Desse modo, artistas e eventos parceiros na Bahia continuarão a difundir e consolidar o seu trabalho, posicionando-se de uma forma competitiva diante do mercado cultural brasileiro.

O Circuito Motiva Vitrine BA tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A realização é da GingaP. Culture Business.

PROGRAMAÇÃO

A primeira etapa do Circuito Motiva Vitrine BA acontece nos dias 9 e 10 de março em Salvador, e 11 e 12 de março em Santo Amaro. Voltada especialmente para agentes da cadeia produtiva da cultura na Bahia, a programação oferece mesas redondas e bate-papos com representantes do mercado da música, da moda e da produção cultural. A ideia é pensar sobre a indústria criativa a partir de um bate-papo com quem é atuante no mercado baiana nas áreas da música, moda, arte urbana e novas tecnologias.

Tanto em Salvador como em Santo Amaro, esta primeira etapa conta a presença do jornalista e produtor Rodrigo Browne, atual curador e produtor do projeto Samba de Bamba na CAIXA Cultural (Curitiba, Brasília e Recife). Trata-se de uma ação que abrirá portas para o samba da Bahia em direção a outras regiões do país, gerando oportunidades de negócios. Confira abaixo a programação completa.

AÇÕES

As ações promocionais do Circuito Motiva são pensadas de maneira estratégica, sempre no intuito de promover artistas e projetos e fomentar a interação entre o artista e seu público. Para a versão Circuito Motiva Vitrine BA, as principais ações promocionais serão compostas de intervenções artísticas e "showcases” (pocket shows) e o Stand Motiva, uma estrutura itinerante de distribuição de CDs, DVDs, camisas e outros produtos de artistas que também funciona com um ponto de encontro para as ações promocionais, sendo uma importante vitrine de circulação, divulgação e vendas, cadastrada e apta a receber o Vale-Cultura.

Na ativa desde 2010, o Circuito Motiva tem contribuído para o aumento de visibilidade de eventos e artistas. Nos últimos cinco anos, foram mais de 300 parceiros (artistas e produtores) participando no sistema de distribuição e uma média de 400 ações em diversas cidades da Bahia e também fora do estado.

 

SERVIÇO

Circuito Motiva Vitrine BA

Primeira etapa | março de 2016

Dias 09 e 10 de março em Salvador (Cine Teatro Solar Boa Vista)

Dias 11 e 12 de março em Santo Amaro (Teatro Dona Canô)

Sempre às 14h, entrada gratuita

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Ana Camila | (71) 99148-4281 | 98771-2243 | contato@anacamila.com

 

SUGESTÃO DE FONTE

Rodrigo Browne

Jornalista e produtor cultural. Trabalhou como crítico musical durante 10 anos no jornal Gazeta do Povo (PR). Há 20 anos produz e apresenta o programa Samba de Bamba na rádio Educativa FM, de Curitiba. Professor de História da Música Brasileira no Solar do Rosário (PR) em 2015. Desenvolve um projeto de rádio para estudantes do ensino fundamental conhecerem um pouco mais sobre música brasileira. Há quatro anos é curador e produtor do projeto Samba de Bamba na Caixa Cultural – em Curitiba, Brasília e Recife – e traz como artistas convidados a nova geração do samba. Produziu durante sete anos o projeto Música nos Museus da secretária de Estado da Cultura do Paraná.

 

Programação - ETAPA 1 (Março)

Dia 11/03 (sexta-feira) SANTO AMARO

Teatro Dona Canô | mezanino (Rua do Imperador, Centro)

14h às 14h45 - Apresentação sobre a cena do Samba no Circuito Sudeste/ Sul.

Convidado: Rodrigo Browne (Jornalista e Produtor, Projeto Samba de Bamba)

14h45 às 15h15 - Intervalo

15h15 às 17h30 – Oficina de Criação de projetos culturais | Estudo de Caso "Projeto Samba de Bamba”.

Facilitadora: Geysa Castro (Sócia-Diretora da GingaP Culture Business, MBA Gestão e Produção Cultural com ênfase em Economia Criativa- FGV-RJ)

Convidado: Rodrigo Browne (Jornalista e Produtor, Projeto Samba de Bamba)

Teatro Dona Canô | Sala Principal

18h às 20h - Intervenções artísticas "Samba de Recôncavo Baiano” (parceria com ASSEBA):

Bate-Papo com os Mestres (nomes a confirmar):

· Facilitadora – Juliana Ribeiro (Cantora, Compositora, Historiadora e Mestre em Cultura e Sociedade)

 

· Apresentação Samba de Roda: Dona Joanice & Raizes de Acupe + participações

 

Dia 12/03 (sábado) SANTO AMARO

Visita Cultural (Rodrigo Browne) – Acupe e São Braz

Teatro Dona Canô (Rua do Imperador, Centro)

Mezanino: 14h às 16h - Painel "Difusão, promoção e comercialização de produtos culturais de raízes afro-brasileiras

Mediador: Eric Taller (Sócio-Diretor da GingaP. Culture Business)

Convidados: Rodrigo Browne (Jornalista e Produtor, Projeto Samba de Bamba), Juliana Ribeiro (Cantora, Compositora, Historiadora e Mestre em Cultura e Sociedade), Edivaldo Bolagi (artista, gestor e articulador cultural), Capoeira Mestre Bendengó (Assoc. Cultural Sementes de Santo Amaro), Marcus Ferreira (Produtor FLICA & Recôncavo Jazz Festival, Socio Diretor Putzgrillo).

Sala Principal:

16h: Intervenção Artística – Capoeira (Mestre Bendengó e Grupo Capoiera ACSSA)

16h30 às 18h - Novas Tecnologias e Culturas Tradicionais

Mediadora: Daniele Canedo (Professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB e vice-coordenadora do Observatório da Economia Criativa – OBEC #BA)

 

Convidados: Gilberto Monte (Músico, Artista Multimídia e Empreendedor), Jarbas Jácome (Músico, Cientista da Computação e Professor CAHL/UFRB), Rosilda Cruz (Fotógrafa e Artista Digital)

18h às 19h - Intervenções Artísticas: Audiovisual (Melanina-Marcha das Mulheres Negras/Maine de Jesus, Arte-Digital (Jabah Pureza e os Lanternistas Viajantes)

 


créditos - login