Mestre Nelito ministra oficina de musicalidade do Samba Chula
Publicada em 29-03-2016
Através do edital Ação Griô na Bahia, Mestre Nelito, puxador do  Samba Chula Os Vendavais da cidade de Salvador, ministra oficinas de musicalidade do Samba Chula. Às oficinas ocorrerão semanalmente às quartas-feiras de 16h às 18h na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 02/04 neste link:https://docs.google.com/ forms/d/ 1W9IppeQV2_ve5BLcC_6E_jDVtd klqZRDDEfbBhZTm9g/viewform.



Conheça Mestre Nelito 

Mestre Nelito e Os Vendavais

Mestre Nelito nasceu em Santiago do Iguape, distrito de Cachoeira. Veio para Salvador em 1958, onde fundou o grupo de Samba Chula, Os Vendavaisque tema Chula e o Samba Corrido como suas principais fontes rítmicas.

 

Dentre as ações de atuação comunitária que empreende, estão a direção da bateria da Mudança do Garcia e a capoeira, arte na qual também é mestre, além da realização de oficina de percussão com adolescentes da comunidade onde mora, o bairro do Engenho Velho da Federação.

O Mestre Nelito usa como base de seus ensinamentos as diversas variações de do samba do recôncavo baiano.

Em 2006, Mestre Nelito foi titulado Mestre Popular da Cultura pela Fundação Gregório de Mattos, posteriormente em 2010 foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como mestre Griô.

O grupo é formado por oito músicos e seis sambadeiras, e utiliza um traje típico para as mulheres e uma vestimenta padronizada para os homens. O grupo faz questão de manter a ordem do samba de chula tradicional, isto é, uma mulher só entra na roda para sambar depois da chula ser cantada. Os Vendavais tocam em pequenos eventos, festas e atende regularmente a 12 terreiros de Candomblé quando tem festas de caboclo e também toca em festas para Santo Antonio, no final da trezena de rezas no dia 13 de junho e em grandes Carurus para Cosme e Damião.



créditos - login