CONVITE | Projeto essa viola dá samba!
Publicada em 04-07-2016



O Projeto Essa viola dá samba! Convida toda a comunidade de sambadores e sambadeiras e demais interessados a participarem do evento de encerramento das atividades de sua primeira temporada. O Projeto tem como objetivo principal reinserir a viola machete nos grupos de Samba de Roda do Recôncavo da Bahia que praticam o Samba Chula, vertente do samba de roda em que utiliza a viola de origem ibérica, bem como capacitar 10 pessoas a construir esse tipo de viola, resgatando a feitura artesanal deste instrumento (dentro da proposta de salvaguarda doIPHAN – Ministério da Cultura, enquanto Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade) e mais 16 alunos a tocar o repertório ancestral da viola machete seriamente ameaçada de extinção.

O Projeto conclui seu segundo ano de atividades tendo confeccionado pelo Luthier pernambucano Rodrigo Veras e o Grupo Produtivo do Projeto mais de 30 instrumentos que além de serem comercializados objetivando a geração de renda dos alunos, também serão doados a Mestres violeiros do Recôncavo e à Associação Cultural Zé de Lelinha, a qual iniciou de imediato o curso de execução do instrumento com suas técnicas tradicionais típicas da região de São Francisco do Conde Bahia.

Essa viola dá Samba! É um Projeto de iniciativa da Associação Cultural Zé de Lelinha, em parceria com a ASSEBA, UNILAB e que conta com o patrocínio da PETROBRAS - GOVERNO FEDERAL.

Encerramento do Projeto ESSA VIOLA DÁ SAMBA!

DATA: 16 de Julho de 2016

HORÁRIO: 10h

LOCAL: CLUBE FILHOS DO MAR – Rua Maria Quitéria 03 Centro São Francisco do Conde - Bahia


·Mostra de instrumentos da Luthieria

·Apresentação musical do Samba Chula Mirim Flores da Pitanga, Samba Filhos da Terra (Terra Nova) e do Samba Chula Filhos de Zé de Lelinha.

·Doação de cinco violas machete aos Mestres violeiros ( Celino de Terra Nova, Aurino de Maracangalha, Ferrolho de Muritiba, Manoel de São Sebastião do Passé e Cristovão de Conceição do Jacuípe)

·Distribuição da Cartilha do Projeto Essa Viola dá Samba!


créditos - login