Programa Sambando na Casa do Samba recebe o Samba de Terreiro de Minas Gerais.
Publicada em 10-08-2016

Dia 14 de agosto, às 16h, o Solar do Conde Subaé é mais uma vez espaço de intercâmbios de projetos culturais. Com a participação de Mestre Primeiro de Santo Amaro e Mestres João do Boi e Massú de São Braz, recebem os mineiros e compartilham experiências dançantes.

Conheça o Samba de Terreiro

Criado em 2002 por Camilo Gan, o grupo nasceu da vontade dele de levar ao conhecimento da sociedade os elementos essenciais que originaram o samba: reza do corpo, ritmos, tambores, improvisação vocal e interatividade.
O grupo tem como ideal reverenciar a brincadeira do samba, existente nos vários tipos de terreiros do Brasil. E a valorização da mulher e o empoderamento da força feminina são um dos principais objetivos do Samba de Terreiro, assim, estão presentes as Sambadeiras do grupo.
Divulgar a história do samba através dos shows, perfomances, intervenções urbanas, oficinas, vivências, palestras, shows didáticos promovendo a educação, socialização e eventos culturais são ações do grupo.
A base instrumental do Samba de Terreiro é estruturada nos tambores do candomblé e outros, e grande parte do repertório é composta de cantigas de domínio público, representadas em várias linguagens musicais fundamentadas no, samba dos encantados, samba de roda, samba de velho, samba de senzala, samba de parelha, samba duro, samba caipira, afoxé, toques sagrados do candomblé das Nações Ketu, Angola e DJèdjè e também composições próprias.

Fonte: Comunicação - ASSEBA
créditos - login