O Samba Perde Mais um dos Seus.
Publicada em 20-08-2010

Mestre Manoel de Luiz estava com 87 anos e foi conterraneo do pai de Bule-Bule, participando de todos os sambas da regiãoo, rezas e outras funções da cultura tradicional.

Sua especialidade foi a tirana, modalidade quase extinta, muito cantada entre os tropeiros, que foi a sua profissão durante muitos anos de vida.

o samba de Manoel de Luiz é um samba de desafio que se canta em inúmeras modalidades e estilos diferentes, sempre recriando e improvisando os versos, geralmente numa espécie de duelo entre dois ou mais sambadores.

O ultimo "duelo" amigável entre 4 sambadores de grande quilate, gravamos com a equipe do Cantador de Chula no mes de outubro 2008 na casa de Maneol de Luiz com a presenca de Bule-Bule, Seu Benedito (de mais de 102 anos), Seu Moreno das Vargens e o proprio Manoel de Luiz.

Agradeço pela oportunidade de ter conhecido o Mestre Manoel de Luiz e um pouco da sua Arte, adquirida ao longo de uma vida dura de muito trabalho pesado e pouco retorno material.

Fico triste que mais um mestre dessa antiga geração vai embora, deixando poucos registros e praticamente nenhum discipulo que dêsse seguimento a essa tradição.

 

 

 

Fonte: Katharina Doring
créditos - login