Circuito do Samba no Pelô
Publicada em 26-11-2010

O Circuito do Samba chega pela primeira vez a Salvador para fazer o público "se encontrar” na Roda. Serão quatro encontros com 12 grupos de samba de diversos lugares da Bahia. Dias 26 e 30 de novembro e dias 10 e 14 de dezembro. A festa começa com uma roda de conversa, às 18h e, logo em seguida, às 19h começam as apresentações. Todos na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho. As primeiras rodas de samba comemoram o 25 de novembro de 2005, dia em que o samba de roda recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A Roda de Conversa que antecede as apresentações, foi criada para que o público interessado possa saber mais sobre a estrutura de um grupo, os sambadores e sambadeiras que os compõem e as histórias que inspiram o samba de roda. Além do bate-papo, os artistas farão mostras de como se toca e como se dança o samba de roda baiano.

A plateia poderá conhecer um pouco mais sobre o samba da Bahia, as origens dos grupos e suas tradições e, o mais interessante, as variações de ritmos e ritos que o samba ganha em cada região. A conversa dará lugar a uma demonstração de musicalidade e de dança, que abordará algumas vertentes do samba, como a chula, o samba corrido, o de caboclo, de desafio e o licuticho.

Realizada em 2008, a primeira edição do Circuito do Samba percorreu nove cidades do interior do Estado, dentre elas Vera Cruz, Maracangalha e São Sebastião do Passe. Participaram por volta de 30 grupos. Os encontros, que eram compostos por assembléias e apresentações dos grupos locais, alcançaram o resultado desejado: despertaram as comunidades das localidades visitadas para a riqueza que há no samba de roda e o vigor com que os sambadores e sambadeiras lutam para manter e divulgar esta pulsante manifestação da cultura popular.

Programação:

Clique no nome do grupo e conheça um pouco da sua história!

Grupo de Samba de Roda

Datas das apresentações

Geração do Iguape

 

26/11/2010

Filhos de Araçatiba

Samba Chula de São Brás

Raízes de Saubara

 

30/11/2010

Raízes de Santo Amaro

O Poder do Samba

Raízes do Samba de Tocos

 

10/12/2010

 

União Teodorence

Samba de Roda os Vendavais

Filhos do Varre Estrada

 

14/12/2010

 

Raízes da Cultura Negra do Recôncavo

Pitanga dos Palmares

 

 

Fonte: ASSEBA
créditos - login