Antonio Cardoso e Maragogipe terão Casas do Samba
Publicada em 27-07-2011
A Rede do Samba de Roda dará continuidade às inaugurações das Casas do Samba no próximo fim de semana, dias 30 e 31 de julho de 2011. No dia 30/07, será inaugurada a Casa do Samba Terreiro das Umburanas, em Antônio Cardoso. Já em 31/07, é a Casa do Samba Dona Cadú, localizada em Maragojipe, que oficializa o início de suas atividades.

Em Antônio Cardoso, a Casa do Samba Terreiro das Umburanas funcionará no espaço doado pela prefeitura municipal. As apresentações de inauguração acontecerão na Praça Bule Bule e estão previstos pela programação: uma palestra sobre educação e cultura, uma mesa redonda com mestres de samba, representantes da Casa Terreiro das Umburanas, do governo e da ASSEBA, uma cerimônia inaugural e apresentações dos grupos de samba de roda.

O samba de roda é a principal manifestação cultural do município de Maragojipe. A cidade reúne nove grupos caracterizados pela diversidade, que pode ser conferida nas modalidades: samba corrido, samba chula e samba versado. Alguns mestres se destacam, como Eduardo da Sanfona, Mané do Véio, Dona Cadú, Roque Lima e Galeno Alves. 

A Casa do Samba de Maragogipe levará o nome de Dona Cadú que, além de sambadeira e artesã de panelas de barro, tem o versar que remete às ladainhas das lavouras entoadas desde a época da escravidão. O local que abrigará a Casa Dona Cadú é o Mercado Municipal Alexandre Alves Peixoto, espaço de referência à cultura da farinha de mandioca. Atualmente, o Mercado visa incluir atividades culturais em sua estrutura e o Samba será a atração principal.

A primeira Casa foi inaugurada no último domingo, dia 24 de julho, a Casa do Samba Dona Chica do Pandeiro, localizada na Cultural Coleirinho da Bahia, distrito de Matinha, Feira de Santana, Bahia. 
 
A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005, a partir do movimento deflagrado pelos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. O movimento começou, estimulado por uma série de pesquisas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Historio Artístico Nacional – IPHAN, para constituição do dossiê sobre o samba de roda. Sua sede é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA. É o lugar onde se reúnem os homens e mulheres do Samba. É centro de referência do Samba de Roda na Bahia.

PROGRAMAÇÃO DAS INAUGURAÇÕES

Programação Antônio Cardoso:
13h30: Mesa-redonda com Mestres e Mestras de Samba, representantes da ASSEBA, representantes da Casa Terreiro das Umburanas e representantes do governo.
 15h: Palestra com a professora e historiadora Paloma Santana sobre Educação e Cultura.
15h30: Cerimônia de Inauguração da Casa do Samba Terreiro das Umburanas.
16h: Apresentação dos grupos: Samba de Roda Raízes Culturais (Poço); Raízes do Samba de Tocos (Tocos); União do Samba (Feira de Santana); Grupo de Arrocha Bonde do Balanço; Sambadores de Tocos (Antônio Cardoso); Sambadores do Nordeste (Feira de Santana); e Quixabeira da Matinha (Matinha – Distrito de Feira de Santana).

Programação Maragojipe:
15h: Mesa-redonda com: a Mestra Dona Cadú de Coqueiros; representantes da ASSEBA; representante da Casa do Samba Dona Cadú; representante da Secretaria de Cultura e Turismo Municipal; representante da Cidade Baiana da Cultura; e o Prefeito Municipal. 
18h: Finalização com apresentação dos grupos locais: Filhos de Oxóssi; Filhos de Coqueiros; Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó; Grupo de Samba Só Pra Agradar; Grupo de Samba Kitanda; Grupo de Samba Recordar; Grupo de Samba Pé de Litro; Filhos de D. Cadú; e o Grupo de Samba Resgate.

Próximas inaugurações agendadas:
Saubara: 4 de agosto de 2011, a partir de 14h
São Francisco do Conde: 4 de agosto de 2011, a partir de 15h
São Sebastião do Passé: dia 5 de agosto de 2011, a partir de 9h da manhã
Irará: 14 de agosto de 2011
Cachoeira: 15 de agosto de 2011

Contatos para entrevistas:
Sobre o Projeto e a Asseba:
Luciana Barreto/Casa do Samba: 75 3241-5126 / 75 9147 8507 / 75 8178 1891

Assessoria de Comunicação:
Scheilla Gumes (DRT/BA-2204) – 71 8786 3828/ scheilla.gumes@gmail.com | Estagiária: Vanessa Falcão | Gota Serena Com e Cultura
Fonte: ascom/asseba
créditos - login