S.S. Passé também terá sua Casa do Samba
Publicada em 09-08-2011

A Casa do Samba Mestre Raimundo, em São Sebastião do Passé será inaugurada no dia 12 de agosto, sexta-feira, a partir das 16h. As Casas de Samba compõem a Rede do Samba de Roda da Bahia e estão sendo criadas ou fortalecidas em 14 cidades do Recôncavo Baiano.

 

O fortalecimento da Rede do Samba de Roda da Bahia tornou-se possível através do Projeto Pontão do Samba, coordenado pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), como parte do plano de salvaguarda do samba de roda. O projeto, conta com as parcerias do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da SCDC – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (Programa Cultura Viva/Ministério da Cultura).

 

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005, a partir do movimento deflagrado pelos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. O movimento começou, estimulado por uma série de pesquisas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Historio Artístico Nacional – IPHAN, para constituição do dossiê sobre o samba de roda. Sua sede é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA.

 

Mestre Raimundo – homenageado pelo grupo que vai administrar as atividades da Casa do Samba – faleceu em 2008 e deixou um pedido, que é ao mesmo tempo previsível e inusitado: "não deixe o samba morrer!”. Além de tocar e cantar, foi um agitador cultural. Junto com o amigo Mestre Manuel fundou, em 2005, o Grupo de Samba de Roda Filhos de Araçatiba.

 

Esse grupo fez reviver o samba de roda em São Sebastião do Passé. No dia 9 de maio de 2006, o primeiro encontro de samba de roda da cidade com a presença de grupos de Candeias, Maracangalha, Catu. Centenas de pessoas prestigiaram os grupos.

 

Dinâmica da Programação

16h – Apresentação do Grupo de Capoeira

16h30 – Inauguração Solene com a presença de autoridades locais, representantes dos grupos de samba de roda da cidade e região, representantes de outros segmentos artísticos locais e comunidade em geral.

17h – Visitação ao espaço da Casa do Samba

17h30 - Samba de Roda com os Grupos: Filhos de Araçatiba, Filhos de Maracangalha, Poetas do Samba

 

Serviço:

O quê: Casa do Samba Mestre Raimundo

Endereço: Av. São Sebastião, Nº 103, Centro, São Sebastião do Passé
Dia: 12 de agosto, sexta-feira

Hora: a partir de 16h

r$: Gratuito

Assessoria de Comunicação: Scheilla Gumes (DRT/BA 2204) - 71 8786 3828
Fonte: ascom/asseba
créditos - login