O Podcast Samba de Roda, Patrimônio Imaterial da Humanidade: 15 anos de Salvaguarda e Conquistas, apresenta uma série de episódios com grandes contribuintes da manutenção do Samba de Roda. Resultado de convênio firmado entre a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA) e o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O projeto tem o objetivo de promover ações do Samba de Roda valorizando os conhecimentos auferidos por mestres e mestras do Samba de Roda, fortalecendo o movimento de educação patrimonial e salvaguarda, como continuidade de um processo de salvaguarda e patrimonialização do Samba de Roda, através do IPHAN que, após registrá-lo como Patrimônio Cultural Brasileiro (em outubro de 2004), criou as condições para o reconhecimento do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, em novembro de 2005. Em março de 2021, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e a Secretaria de Cultura (SECULT-BA) reconheceu e inscreveu o Samba de Roda do Recôncavo baiano no Livro de Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas na Bahia.

O podcast está disponível nos seguintes links

Spotify - Podcast Samba de Roda, Patrimônio Imaterial da Humanidade: 15 anos de salvaguarda e conquistas | Podcast no Spotify 

Google Podcast - Podcast Samba de Roda, Patrimônio Imaterial da Humanidade: 15 anos de salvaguarda e conquistas (google.com)

 

 

 


marcas parceiros

 

Marcas